quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mobilização contra PEC 37 recebe apoio do 15º BPM

Mobilização contra PEC 37 em Alto Araguaia - MT   (Foto Sílvia Franca)
Najla Daniele Santos
Réulliner Rodrigues
Assessoria do 15º BPM

Nesta terça-feira (22), o município de Alto Araguaia iniciou uma movimentação na Avenida Carlos Hugueney, com aproximadamente 200 pessoas, contra a aprovação da PEC 37.

O 15º Batalhão de Polícia Militar ‘Capitão PM José Wilson Souza’ além de prestar serviços na segurança desta paralização se posicionou a favor dos manifestantes neste ato público.

A proposta de Emenda Constitucional que tramita desde 2011 no Congresso Nacional visa reter o Ministério Público sobre as investigações criminais, uma vez que determina esta ação como sendo de responsabilidade das Polícias Civis e Federal.

De acordo com o Ministério Público, se esta emeda for aprovada, inviabilizará as investigações em andamento contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

O comandante do 15º BPM, Fernando Augustinho, posicionou-se contra a aprovação da PEC 37. “Acredito que a normatização que envolve a competência do Ministério Público sobre as investigações é um reforço necessário à manutenção do Estado Democrático de Direitos conquistado pelo cidadão”.

TRAMITAÇÃO DA PEC 37

As paralizações contra a aprovação da PEC 37 têm se estendido por várias cidades brasileiras. Nesta quarta-feira (24), o Ministério Público realizará em Brasília uma mobilização nacional cujo intuito é divulgar a campanha denominada Brasil Contra a Impunidade.

De acordo com o Ministério Público, a PEC 37 está para ser votada na Câmara Federal, uma vez que a proposta foi aprovada em Comissão Especial da Câmara dos Deputados no dia 21 de novembro de 2012, por 14 votos a 2.

Além das manifestações presenciais, atualmente um abaixo-assinado eletrônico tem sido divulgado as pessoas interessadas em se posicionar contra este Projeto.

Nenhum comentário: