terça-feira, 23 de abril de 2013

Policiais Militares do 15º BPM comemoram semana do Tiradentes com alunos de escola municipal de Alto Araguaia

Atividade com alunos de escola pública no 15º BPM

Najla Daniele Santos
Réulliner Rodrigues
Assessoria do 15º BPM

Nesta semana, em homenagem ao Tiradentes que é conhecido por ser patrono dos Policiais Militares, o 15º Batalhão de Polícia Militar ‘Capitão PM José Wilson Souza’ realizou uma atividade educativa com as crianças da escola pública ‘José Inácio Fraga’. Durante a manhã e a tarde os policiais militares receberam e apresentaram o trabalho da PM para os alunos, com faixa etária de 8 a 12 anos de idade.

Neste projeto desenvolvido pelo corpo militar na semana do Tiradentes, as crianças puderam conhecer as viaturas (sirenes, rádio comando, camburão) e os equipamentos de trabalho dos policiais, como: o gás de efeito moral, cassetete, colete, bastão sinalizador, algemas e até mesmo os armamentos do Batalhão. Os alunos receberam instruções quanto à importância das chamadas de emergência, e se discutiu também o quanto o trote telefônico prejudica o atendimento da PM no município.

Crianças cantam o Hino
Nacional com policiais militares 
De acordo com a professora Leila Cosmo dos Santos, esta visita foi proveitosa para as crianças que se divertiram e relembraram a história de Tiradentes. “A experiência de conhecer o quartel e participar da rotina militar ajuda na compreensão sobre o trabalho da PM na cidade, um elo interessante para as crianças”.

Para o aluno Bruno Henrique, 9 anos, que só conhecia as viaturas pelas ruas da cidade, tudo foi novo: “Gostei muito, principalmente do camburão e do spray de pimenta. Nunca vi equipamentos da polícia de perto”. Para a aluna Gabriele Carrijo, 9 anos,  uma das atividade que mais chamou a atenção foi a comunicação dos policiais com as viaturas: “Me diverti bastante falando com o rádio na viatura e gostei muito de cantar o Hino Nacional  e fazer continência”.

Sobre esta atividade de apresentação com as crianças da escola pública, o Comandante do 15º BPM, Fernando Augustinho ressalta: “Esta junção do trabalho militar com a educação pública faz parte do nosso objetivo de incluir na rotina social do cidadão todas as práticas profissionais da polícia”.


O Patrono é uma personalidade escolhida como figura exemplar, que encarna ou sintetiza as virtudes características de um segmento da sociedade, mantendo vivas as suas tradições. Pode significar também Protetor, ou ainda Padroeiro, segundo Aurélio.

Os católicos consideram que Nossa Senhora Aparecida é a protetora do Brasil e encarna todo o sentimento religioso do povo brasileiro, sendo por isso cultuada como a Padroeira do Brasil. Civismo, conforme se lê nos dicionários, é o patriotismo, é o espírito público, é o desprendimento em prol da Pátria.

Estudando-se nossa história, vê-se que a Inconfidência foi o primeiro movimento que reuniu um grupo de pessoas com a finalidade de criar a Pátria Brasileira, e Tiradentes, seu líder, foi o inconfidente que mais propagou a liberdade, como seus companheiros presos afirmaram, e até mesmo acusando-o.

Seu amor pelo país era tão grande que desdenhava dos avisos para ser mais prudente pelo risco que sua vida corria; materialmente nada tinha a ganhar com a vitória; seu desprendimento foi total, doou-se inteiramente ao sonho da liberdade e da soberania. E por estarem concentrados em sua pessoa e em sua existência os mais puros sentimentos e ideais que devem caracterizar todos os brasileiros, ele foi declarado nosso Patrono Cívico.

Nenhum comentário: