quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Polícia Militar de Alto Araguaia reforça segurança do 17º Festival Náutico

Assessoria do 15º BPM
Réulliner Rodrigues

Dos dias 4 a 8 de setembro a Polícia Militar de Alto Araguaia (Sul do estado de Mato Grosso), terá policiamento dobrado. Neste período acontece a 17ª etapa do Festival Náutico e 15º Festival Cultural, evento realizado pela prefeitura do município às margens do Rio Araguaia.
Para segurança da festa, o efetivo do 15º Batalhão de Polícia Militar “Capitão PM José Wilson Souza”, contará com apoio de seis soldados das cidades de Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca, e com quatorze militares do 4º Comando Regional de Rondonópolis (MT) que irão atuar, por dia, com cerca de 35 PMs.
As despesas com alimentação e hospedagem dos policiais serão custeadas pelo Poder Executivo Municipal.

Barraca e Plataforma da Polícia Militar no 17º Festival Náutico
Postos de triagens e plataformas
De acordo com o Capitão do 15º BPM, Fernando Augustinho, a novidade para este ano são os postos de triagens e duas plataformas na área central do evento, além da barraca da Polícia Militar. Os postos estarão localizados nas extremidades de saída e entrada para o náutico. Neles haverá recipientes para depositar vidros. Terá também, policiais que vão entregar uma pulseira de identificação para crianças. No verso delas, o nome do pai/mãe e telefone serão anotados. Caso a criança venha a se perder, facilitará a localização do responsável.
“É um método prático e que nos auxilia de maneira rápida e eficaz. Ainda, teremos duas plataformas que nos darão uma visão privilegiada durante a circulação das pessoas e até mesmo nos shows, caso ocorra algum desentendimento, alguma briga”, explica o Capitão.

Policiamento Urbano
Apesar de a cidade estar voltada para as festividades do náutico, as ações também serão intensificadas no perímetro urbano por meio de rondas, abordagens e fiscalizações no trânsito. A finalidade é coibir possíveis crimes, como circulação de dinheiro falsificado, roubos, tráfico de drogas, dirigir sob influência de álcool e menor sob condução de veículo.
Fernando Augustinho ressalta a atenção com os patrimônios: “Como o festival atrai muito público, as pessoas vão para festa e esquecem, às vezes, de reforçar a segurança em suas residências e até mesmo no seu estabelecimento comercial. Por mais que as viaturas e policiais estejam empenhados na segurança e bem estar de todos, eles não podem estar em vários lugares, no mesmo tempo”, destaca.
Quanto ao trânsito, o Capitão orienta pedestres e principalmente motoristas a cumprirem as normas, pois o fluxo de veículos será maior e todo o cuidado com excesso de velocidade é importante.
Contravenções

Evento que reúne um número considerável de pessoas e que envolve bebida alcoólica, acaba por gerar algumas discussões e até mesmo brigas. Baseados na ofensa ou algo que fira a moral do indivíduo, estes tipos de cenas são constantes. Para tanto, a Polícia Militar orienta a população a ser tolerante e flexível com alguns empurrões e palavras em outro tom, sobretudo oriundas de pessoas aparentemente embriagadas.

Nenhum comentário: