quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polícia Militar e Órgãos de Segurança realizam visitas às agências bancárias de Alto Araguaia

Assessoria 15º BPM
José Vitor e Maiza Aparecida


Representantes do 15º BPM, membros do Conseg, Polícia Federal,
 Agência Sicred   -  (Foto: Conseg)
Nesta quarta-feira, 09, a Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Alto Araguaia junto com a Polícia Rodoviária Federal, estiveram reunidos com agentes da Cooperativa Sicredi afim de conhecer o sistema de vigilância eletrônica da agência. A visita visa o cumprimento da Lei 2.955 de 03 de Maio de 2012, que determina a instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras no perímetro externo das instituições financeiras e bancárias.
De acordo com o Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Fernando Augustinho, a adequação à Lei é importante para o auxílio nos trabalhos da PM caso haja alguma ocorrência nestas empresas. “As agências bancárias costumam atrair ações criminosas, como ‘saídas e entradas de banco’; então, ter vigilância eletrônica ajuda no trabalho de pós ocorrências”, disse.
Ainda, o Comandante do 15ºBPM disse que a proposta será sugerida para Câmara Municipal de outras cidades da região, como Alto Taquari e Alto Garças (MT), para que a Lei seja aplicada. “A ação é fundamental. Seria bom se todo o comércio, na medida do possível, instalassem câmeras. Mesmo que o criminoso use capuz ou capacete, a câmera consegue uma visão ampla do crime. Às vezes, inibe e evita algum roubo, furto”, completou o Major PM Fernando Augustinho.
O grupo segue com visitas em outras agências para saber como anda o processo de adequação ao monitoramento por câmeras. Por meio desse sistema, a coleta de imagens será de forma rápida e prática, porém elas serão limitadas aos órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal ou através de pedido judicial.

Nenhum comentário: