quarta-feira, 23 de maio de 2012

Polícia Militar motiva a criação e reativação de Associações de Moradores em Alto Araguaia-MT

O 15º Batalhão de Polícia Militar de Alto Araguaia em busca de maior proximidade com a sociedade, dentro da filosofia de policia comunitária, incentiva à criação e também reativação das associações de moradores em Alto Araguaia-MT.

As associações de moradores organizam a comunidade e busca a melhor forma para resolver problemas que afetam a qualidade de vida da comunidade, como, iluminação pública, saneamento básico e a sensação de insegurança. As associações de moradores dos bairros de Alto Araguaia há muito tempo estão desativadas, e em alguns deles, ainda não haviam associações constituídas. Cada bairro precisa de um representante, que leve os problemas da comunidade ao conhecimento das autoridades que tenha competência para solucioná-los.

Major Evandro Marcolino da Silva e Souza
Comandante do 15º Batalhão de Policia Militar
de Alto Araguaia-MT.
O comandante do 15º BPM de Alto Araguaia, Major Evandro Marcolino da Silva e Souza comenta sobre as associações, seus propósitos e a legitimidade da liderança de uma associação de moradores, “Queremos manter um maior vínculo com a sociedade. A Polícia Militar atua com responsabilidade, e através de diversas ações busca estreitar as relações com a comunidade de Alto Araguaia, estamos realizando reuniões nos bairros da cidade, levando ao conhecimento do público o papel de uma associação, sua finalidade, objetivos, e os benefícios que elas podem trazer para as pessoas”, afirma o comandante.

Nas reuniões, o comandante Evandro, ressalta a importância da união das comunidades, de suas lutas pelas necessidades do seu bairro, assim como pelas causas sociais, “A promoção e patrocínio de atividades recreativas, sociais, esportivas, e culturais, revelam a necessidade da interação e integração dos moradores, que podem contar com a força conjunta da Polícia Militar, para buscar melhorias para o seu bairro. Os pais se sentem melhor ao perceber que seus filhos estarão longe das drogas e da violência, transitando em um bairro seguro. Por isso, é importante que a comunidade tenha opções de lazer, além de atividades esportivas, pois as crianças precisam concentrar suas energias em atividades prazerosas e saudáveis”, explica o Major.

Segundo o Major Evandro, a Polícia Militar esta comprometida com os interesses da sociedade, “É de fundamental importância que as pessoas se sintam protegidas e seguras, a associação de moradores ajuda a identificar e enfrentar os problemas da comunidade, priorizando o que é mais importante para a população”, esclarece Evandro.

Orlando de Souza Filho
Presidente da Associação de Moradores
do Bairro Boiadeiro.
O presidente da associação de moradores do bairro Boiadeiro, Orlando de Souza Filho fala como é importante à participação da Polícia Militar na mobilização da sociedade para a reativação da associação de moradores do seu bairro, “A Polícia Militar ajuda a fortalecer a associação de moradores, além de oferecer mais segurança e tranquilidade aos moradores do nosso bairro, que necessitam de proteção constante e temem ser vitimas de criminosos, que não possuem um vínculo harmônico com a sociedade”, comenta Orlando.


A Polícia Militar deixa o convite a toda à comunidade para comparecer nas reuniões e conhecer o funcionamento de uma associação de moradores, como ela pode trazer benefícios para toda a comunidade e ajudar a resolver as dificuldades dos bairros, buscando a melhor condição de vida das pessoas.

Por: Juliana de Oliveira.
Fotos: Juliana de Oliveira.

Nenhum comentário: